A CLARO e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentam

(13/10 – Sexta-feira) Hermeto Pascoal & Grupo (A Nave Mãe no Rio Montreux)

Nascido no Brasil em 1936 e considerado um dos maiores nomes do Jazz mundial, o autodidata Hermeto Pascoal, aos 10 anos aprendeu a tocar, acordeão, flauta e saxofone, entre outros instrumentos. E hoje é considerado o maior nome da música instrumental brasileira e cultuado por lendas da música pelo mundo todo. Em 2023 recebeu o títilo de Doutor Honoris Causa pela The Juillard School, nos Estados Unidos da América, das mãos da lenda do Jazz Wynton Marsalis, graças à sua contribuição para a música e arte como um todo a nível global. 

Com centenas de músicas gravadas, algumas se destacam, dentre elas “Nem Um Talvez” e “Little Church” em parceria com o maior nome do Jazz de todos os tempos: Miles Davis. Já no Montreux Jazz Festival, foi um dos primeiros artistas a se apresentar na edição suíça onde, dentre diversos shows, se destaca o dueto com Elis Regina que se tornou um dos momentos mais icônicos da história do festival europeu. 

Conhecido por sua capacidade de compor e de apresentar uma arte sem fronteiras e limites, Hermeto tem como características criar camadas musicais e arranjos incorporando diversos elementos não tradicionais da música, como garrafas, chaleiras dentre outras coisas, pois na mão do “Bruxo”, se emite som, faz música.